O uso da tecnologia da informática na educação do campo
A INCLUSÃO DIGITAL: EJA
A DIFICULDADE DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO.
RESUMO: Este artigo reporta alguns fatores importantes da utilização de computadores, celulares e cartão magnético e outros por jovens e adultos na escola do campo e conseqüentemente seus impactos diretos no aprendizado.
A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação, não devendo, entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizado como ferramenta auxiliar no processo cognitivo.
Sabemos que a evolução tecnológica é um constante crescimento, isto é, cresce a cada dia, e ausência desse crescimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real.
Palavras Chave: 1. Tecnologia; 2. Educação; 3. Jovens e Adulto; 4. Aprendizado; 5. Inclusão.
Introdução
Se a utilização da tecnologia, principalmente a informática, em nosso cotidiano é condição sine qua non para a realização de nossas tarefas e afazeres mais básicos, o que não dizer para a difícil ascensão profissional?
Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e os jovens? E o adulto? Os pais, alunos e profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossos jovens e adultos, vivem hoje uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico devido à presença marcante da tecnologia em nossas vidas seja nos shopping centers, nos bancos, nas residências e principalmente nas escolas. Será que todas as pessoas efetivamente, estão preparadas para implementá-la da tecnologia na educação?
Conteúdo
Como vencer as dificuldades e promover emancipação digital de jovens e adultos (EJA-Nível I e II)
Excluídos da sociedade do conhecimento?Problemática inicial
Observações e conversas com alunos e professor da