Fichamento - Medo
IST – INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
DESIGN GRÁFICO
ALUNO(A): Weslley David da Silva
DISCIPLINA: Projeto Descritivo
DOCENTE: Maria Aparecida Brandão Bonadio Keppler
PERÍODO LETIVO: primeiro semestre de 2014
FICHAMENTO 03
Nome do aluno ou dos alunos do grupo:
Weslley David da Silva
Referência bibliográfica do texto:
SZKLARZ, Eduardo. Medo, como vencer os seus. Super Interessante, Editora Abril, São Paulo. n. 331 p. 40-49, abril 2014.
CITAÇÕES
Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA 20,8% das pessoas têm transtorno de ansiedade, ou seja, passam o tempo inteiro com medo de alguma coisa (p. 41).
[...] no miolo do cérebro existe outra coisa: o chamado sistema límbico. É uma parte mais primitiva, que coordena reações instintivas. Seu pedaço mais importante é a amígdala, que detona as sensações do medo. “Você está caminhando por um bosque, vê uma cobra, se assusta e imediatamente pula pra trás, sem sequer pensar a respeito. A amígdala é a responsável por essa resposta”, explica Raül Andero, neurocientista da Emory University, nos EUA. Como as cobras eram um perigo constante para nossos ancestrais, a evolução moldou o cérebro para ter medo delas (p. 43).
Por isso os psicólogos preferem dividir a mente em dois sistemas: o Sistema 1 e o Sistema 2. Cada um é um conjunto de processos mentais envolvendo várias regiões do cérebro. O Sistema 1 é intuitivo, rápido, emotivo, inconsciente, automático. Sabe aquele pressentimento que você tem quando conhece alguém? É o Sistema 1 em ação. Ou quando volta pra casa de forma automática sem precisar relembrar o caminho. [...] Já o sistema 2 é o contrario: ele é o pensamento, lento, consciente, racional. A sua consciência mora dentro dele (p. 43).
“A moda joga com medo de não pertencer ao grupo”, diz o publicitário dinamarquês Martin Lindstrom, autor de cinco livros sobre as táticas de manipulação usadas pelas empresas. “Aposto que