Factoring
O fomento comercial, também conhecido como fomento mercantil, é basicamente uma operação financeira na qual uma empresa fomentada (sacador) vende seus direitos creditórios (títulos/duplicatas e outros), gerados por vendas a prazo, a terceiros, normalmente factoring (casa compradora), que negociam estes sob um desconto ou custo, que varia de acordo com a taxa de mercado, mais os riscos existentes da operação. O resultado para a empresa fomentada é o recebimento da quantia financeira de imediato, aumentando assim, sua capacidade financeira, capital de giro e um maior poder de negociação para compras à vista, por exemplo. Após a compra, a empresa de factoring aguarda o vencimento dos títulos para receber do sacado, assumindo ou não o risco do recebimento da compra. Por isso, as factoring’s devem ser extremamente competentes na análise dos riscos.
O foco principal das empresas de factoring são, normalmente as pequenas e médias empresas que não dispõem de boa situação econômico-financeira, pois assim podem assessorar, fomentar e ajudar esses tipos de sociedade. Essa atitude é reciproca perante as empresas, pois normalmente não dispõem de estrutura necessária para obter financiamentos bancários ou preencher as exigibilidades solicitadas por eles, por isso é recomendável as empresas procurarem um fomento comercial, analisando sempre o custo/benefício.
Outra atividade importante é atuar no gerenciamento do contas a receber das empresas que dispõem de pouca estrutura e usufruem dos serviços das factoring’s na avaliação do risco de crédito e prazos concedidos aos clientes.
De costume, existe quatro tipos de serviços oferecidos por empresas de factoring: transação com duplicatas, maturity, over-advanced e trust.
A modalidade mais comum e a única a ser trabalhada no Brasil é a transação de duplicatas, que envolve a compra e venda de duplicatas a vencer. Maturity – A factor administra todo o contas a receber da empresa fomentada.