Factoring
A atividade de Factoring no Brasil teve início em 1982, com a criação da ANFAC , Factoring pode ser chamado de fomento mercantil, tem seu instituto no Direito Mercantil. Weston e Brigham (2000) definem Factoring como venda direta das contas a receber.
A Factoring é uma atividade, destinada as pequenas e médias empresas, que consiste na prestação de serviços e a compra dos direitos creditórios das empresas-clientes. O Factoring é um mecanismo destinado a aumentar o aumento do ativo da empresa que optar por ela e também serve como uma forma de obter recurso para o giro do seu negócio.
Só podem operar com as empresas de Factoring as pessoas jurídicas, o objetivo do Factoring é fomentar, assessorar e ajudar o pequeno e médio empresário a solucionar todos os problemas diários de suas empresas. O Factoring não é empréstimo, já que essa atividade só pode ser feita por bancos que dependem de autorização do Banco Central.
2 - FACTORING
O Factoring é destinado exclusivamente a Pessoas Jurídicas, principalmente as pequenas e médias empresas. No Brasil chamado de fomento Mercantil, é um instituto do direito mercantil, que é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. O mecanismo de fomento mercantil possibilita a empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas a prazos, a uma empresa de Factoring. Tendo como resultado o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação. A Factoring também presta serviços a empresa-cliente, em outras áreas administrativas.
O principal objetivo do fomento mercantil é a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços. O fomento mercantil consiste na prestação contínua, através de sociedades de fomento mercantil, de serviços como: acompanhamento do processo produtivo ou mercadológico, acompanhamento de contas a pagar e receber,