entinocentrismo

1144 palavras 5 páginas
Assunto (TEMA): O QUE É ETNOCENTRISMO Ficha no. 01
Referência Bibliográfica Completa: Rocha Everardo P. Guimarães, 1 edição 1984, 5 Edição, editora brasiliense 1988 rua da consolação ,São Paulo.

“ Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. Perguntar sobre o que é etnocentrismo é, pois, indagar sobre um fenômeno onde se misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos”. (P.5)

Etnocentrismo diz respeito a julgar outras pessoas ou povos, entre outras coisas, por sua cultura. Um julgamento que geralmente define os julgados como "inferiores" ou "errados". Trata-se de analisar comportamentos e crenças baseando-se na sua própria história de vida, referências, aprendizados, cultura.

Tipo de fichamento: Citação Critica

Assunto (TEMA): O QUE É ETNOCENTRISMO Ficha no. 02
Referência Bibliográfica Completa:
ROCHA Everardo P. Guimarães , 1 edição 1984, 5 Edição, editora brasiliense 1988 rua da consolação ,São Paulo.

“ Em terceiro lugar, a estória ainda ensina que o "outro" e sua cultura, da qual falamos na nossa sociedade, são apenas uma representação, uma imagem distorcida que é manipulada como bem entendemos. Ao "outro" negamos aquele mínimo de autonomia necessária para falar de si mesmo. Tudo se passa como se fôssemos autores de filmes e livros de ficção científica onde podemos falar e pensar o quanto é cruel, grotesca e monstruosa uma civilização de marcianos que capturou nosso foguete. Também, porque somos os autores destes filmes e livros, nada nos

Relacionados