História antiga
O presente trabalho trata sobre o texto “O dialogo convergente: Políticos e Historiadores no iníicio darepublicaRepública”, tem como objetivo ser avaliado para nota bimestral da disciplina Brasil República. O texto tem como pressuposto sanar a necessidade de explicitar concepções gerais da historiografia quesurgiram em um período complexo da passagem do Império para Repúublica, contudo sem a pretensão de abordar toda a produção historiográfica da época, seguindo a visão político-social e das tendências dacritica histórica. Na obra foram utilizados apenas autores nacionais, visto que, existem excelentes obras sobre este período escrito por autores internacionais, porém, estes se aplicariam melhor aocontexto de seus países de origem.
De acordo com autora, Ppara um estudo historiográfico bem sucedido é necessário levar em conta o autor e o lugar social em que ele está inserido, o momento em quea obra foi escrita, pois a identidade coletiva da sociedade é influenciada e influencia as relações político-sociais, que refletirão na obra. Um autor ao escrever sobre o passado usará o seu presentee suas perspectivas para fazer uma releitura. Pensando nisso um livro escrito por um autor que está ligado a este ou aquele grupo político ou institucional usará apenas uma versão dos fatos, este é omotivo pelo quais muitas obras são mais ou menos difundidas, a ideologia de um grupo.
Os primeiros trabalhos historiográficos do país se preocuparam em buscar uma nova maneira de escrever ahistória olhando de forma que negasse a versão lusitana e tivesse uma forte influencia no indianismo romântico. A historiografia brasileira teve seu desenvolvimento nas lutas da regência onde se começaa escrever história regional e quando a obra História Geral do Brasil de Francisco Adolfo Vernhagem é foi escrita. Com a queda do Império as versões historiográficas anteriores passaram a ser...