Historia antiga
Também deve-se levar em conta que essa periodização está relacionada à História da Europa e também do Oriente Próximo como precursor das civilizações que se desenvolveram no Mediterrâneo, culminando com Roma. Essa visão se consolidou com a historiografia positivista que surgiu no século XIX, que fez da escrita da história uma ciência e uma disciplina acadêmica. Se repensarmos os critérios que definem o que é a Antiguidade no resto do mundo, é possível pensar em outros critérios e datas balizadoras.
Civilização Egípcia
O Antigo Egito ficava no nordeste da África, onde é hoje a República Árabe do Egito. O nordeste da África é a região onde o Antigo Egito, propriamente dito, começou a se desenvolver. O rio Nilo (6 500 km e 6 cataratas) cortava o seu antigo território. Situa-se entre os dois desertos (deserto da Líbia e deserto da Arábia). Ao norte, o Mar Mediterrâneo propiciava a viagem por mar e a atividade comercial com as demais civilizações. A leste, o Mar Vermelho era tido como uma segunda via de comunicação.
O rio Nilo era o berço da civilização egípcia. A atividade econômica da civilização egípcia era a agricultura. Entre junho e setembro, ocorre o período das enchentes. Durante todo esse período as precipitações pluviométricas de enorme intensidade alagaram o rio; este inundava e enchia de água vastas extensões de terras que o seguiam o longo de suas margens, as do rio propriamente dito. Essas águas tornavam fértil o solo com a matéria orgânica que traziam. A matéria orgânica se convertia em fertilizante de excelente qualidade. Além de fertilizantes, o rio transportava a