HISTORIA ANTIGA
ACADEMICA:
DISCIPLINA: HISTORIA ANTIGA II
PROFESSORA: RENATA LOPES BIAZOTTO VENTURINI
ATIVIDADES:
CAPÍTULO I
1) Como podemos conhecer o Egito antigo? Embora tal conhecimento dependa do nosso acesso às fontes ou a documentos, a diferentes tipos de documentos sobre o Egito: os provenientes das pesquisas arqueológicas e os oriundos da tradição textual antiga, hebraica, grega e romana e, por fim, as reflexões da historiografia moderna dos últimos dois séculos. A partir da leitura do capitulo e de buscas adicionais, apresente três exemplos de cada uma das fontes e complemente-os com alguma outra informação.
R: Podemos afirmar que as fontes arqueológicas são fartas para determinados períodos históricos, e em outros, são reduzidas e escassas. Contudo, o trabalho dos investigadores do passado somente nos mostra uma parte da realidade existente num determinado tempo histórico, e essa revelação depende da quantidade e da qualidade dos dados conhecidos. São exemplos de fontes arqueológicas: Tumba da princesa da 5ª Dinastia que foi encontrada em Abusir (Sul do Cairo), Tumba de Tuntankhamon e a Estela de Narmer.
No tocante aos documentos da tradição textual antiga, podemos citar o texto hieroglífico redigido na tampa do sarcófago de Petosíris (período ptolemaico), Estampa do Précis du système hiéroglyphique dês anciens Egyptiens (1824) de Champollion e a Pedra de Roseta. Podemos afirmar que após a decifração da escrita hieroglífica
2) Quais as especificidades e qual a relevância do estudo do Egito antigo no Brasil de hoje? O Interesse pelo Egito antigo no Brasil já se havia destacado no século XIX, e nos séculos XX e XXI houve um crescimento acentuado tanto na repercussão popular, ou egiptomania, quanto nos estudos acadêmicos, ou egiptologia. A partir das informações do capítulo e de leituras adicionais, apresente informações e comentários sobre ambos os aspectos.
R: Ao compreendermos a história antiga,