hist ria antiga
Há cinquenta milhões de anos. todo o Egito estava provavelmente sob o mar. Quando as águas se retiraram progressivamente, o Nilo começou a escavar o seu vale, e o Delta ainda não existia com seu aspecto atual. Em consequência dos movimentos de elevação do vale e também do afundamento definitivo do leito do Nilo e das mudanças climáticas, formou-se uma paisagem muito especial. O Egito pré histórico apresentava-se como um imenso oásis, já que as terras circunvizinhas haviam secado. Lá haveria de nascer uma civilização coerente.
Em breve se firmará o contraste entre a 'terra negra' do Egito cultivado e a 'terra vermelha' do deserto. Pouco a pouco irá se criar uma longa faixa cultivada que atravessará zonas hostis e inóspitas. No flanco ocidental, o deserto líbio é uma parte do Saara, ora pedregosa, ora arenosa. Nessa época, a desertificação não era tão evidente como hoje; havia zonas de pasto e de terra arável. Ali viviam as populações líbias, que nunca atingiram o elevado nível cultural dos egípcios. Esse povo tinha a pele branca, os olhos azuis e cabelos ruivos. No flanco oriental é uma via de acesso estratégico às regiões que formam a Palestina e ladeiam a península do Sinaí. Lá como a leste de Coptos, os egípcios traçaram pistas até as pedreiras, onde encontraram ouro, malaquita, cobre e turquesas. Hathor 'a dama das turquesas', foi logo cedo venerada em Serabit el Khadim. Ao sul a Núbia que começa na 1ª catarata, é uma região bem menos rica do que o Egito, mas os seus produtos exóticos e seu ouro interessarão aos faraós.
O homem egípcio talvez seja uma síntese de várias raças: nômades errante da savana saariana norte-africanos aparentados com os berberes e os calibas indivíduos semitas vindos ao mesmo tempo do norte do Sinaí e do sul do deserto arábico
Alguns autores chegaram a fantasiar que os egípcios seriam extraterrestres que vieram colonizar um ponto particularmente fértil do nosso planeta.
A pré história