HIST RIA ANTIGA 1
Capítulo 01
Questão 01
A Reconstrução da História No 1º documento Hayek aponta que é preciso “construir essas totalidades por meio da construção de modelos a partir de conjuntos de elementos que reproduzam a estrutura de relacionamentos entre alguns dos muitos fenômenos sempre simultâneos que nós observamos na vida real”, aqui ele aponta a metodologia a ser utilizada para a construção de coletividade social. Podemos dizer que é preciso muitas vezes partir do particular para entender o geral. Podemos reforçar essa ideia em misses quando este diz: “O que conta é o comportamento total do homem e não sua conversa sobre ações planejadas, mas não realizadas.” Por isto no documento 4 Mises conclui que “ A sociedade é a consequência do comportamento propositado e consciente.” Assim na metodologia histórica é preciso estudar não só os grupos sociais, mas as intenções que os formam.
Questão 02
O Objeto da História Mises diz “Ação humana é comportamento propositado”. Dentro da história contemporânea vemos isto nos conflitos que se apresentam entre países que apresentam ideias diferentes ou até mesmo dentro de uma mesma sociedade. Exemplo disto é as transformações políticas no Egito, onde o povo cosou o ditador, um outro exemplo é a questão entre os Estados Unidos e a Coréia, que podem levar outras nações á guerra. A ação desses governantes pode afetar muitas pessoas que não estão diretamente envolvidas no mundo da política.
Capítulo 02
Questão 01
Análise dos documentos 01 e 03 Os processos sociais que estruturam e ordenam a sociedade são complexos. No texto 01 cita-se o exemplo da biologia e da física, mas alerta que é preciso perceber as distinções nesses sistemas, pois a construção da ordem social é mais complexa e requer a percepção tanto do que é objetivo dentro das ações humanas, quanto o que é subjetivo. No documento 03 há a referencia de que classificamos a “ordem” como “ordem feita ou taxis”, portanto