Estudos Dirigidos 2 - Ciência dos Materiais Elétricos
Dureza é uma medida da resistência de um material à deformação plástica local. No caso das engrenagens; se ela for dura demais, ela se torna quebradiça e pode quebrar com um impacto ou uma parada brusca. E se for menos dura, ela pode se deformar mais plasticamente e perder o formato e as características de engrenagem. A combinação das 2 características seria o essencial, um corpo duro para macio e as extremidades duras. Pode-se fazer isso revestindo com um metal mais duro as extremidades do metal mais macio.
Os primeiros testes de dureza eram baseados em minerais naturais com uma escala construída somente com base na capacidade de um material riscar outro que é mais macio.
Durezas medidas são apenas relativas (em vez de absolutas) e cuidados devem ser exercidos ao se comparar valores determinados por diferentes técnicas.
Testes de Dureza Rockwell
Os testes Rockwell constituem o método mais comum usado para medir dureza porque eles são simples para realizar e não requerem nenhuma habilidade especial.
Várias diferentes escalas podem ser utilizadas a partir de possíveis combinações de vários indentadores e diferentes cargas, que permitem o teste de virtualmente todos os metais e ligas, desde o mais duro até o mais macio.
Com este sistema o número de dureza é determinado pela diferença na profundidade de penetração resultante da aplicação de uma carga inicial menor seguida por uma carga maior; utilização de uma carga menor melhora a precisão do teste.
A precisão é dependente de a indentação ser feita numa superfície plana e lisa ou não.
O aparelho moderno para realizar as medições de dureza Rockwell é automatizado e muito simples para usar; a dureza é lida diretamente e cada medição requer apenas uns poucos segundos. Ele também permite uma variação do tempo de aplicação da carga.
Esta variável deve ser também considerada na interpretação dos dados de