Material Fisica e Biof sica
INTRODUÇÃO
Onda é uma perturbação ou distúrbio transmitido através do vácuo ou de um meio gasoso, líquido ou sólido, exemplo: As ondas do mar, as ondas de uma corda, numa mola, etc..
As ondas diferem em muitos aspectos, mas todas podem transmitir energia de um ponto a outro, algumas através de grandes distâncias sem necessariamente haver transporte de matéria.
Cada tipo de onda pode ser caracterizado pela oscilação de uma ou mais variáveis físicas que se propagam através do espaço.
Ondas eletromagnéticas: Nelas as variáveis físicas que oscilam são os vetores: Campo elétrico e campo magnético. Os olhos são receptores especiais que detectam as ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda entre
4.000 e 7.000 Å, chamadas ondas luminosas visíveis ou simplesmente ondas luminosas.
Ondas sonoras: A variável física que sofre oscilação é a pressão.
Os ouvidos são receptores especiais de ondas sonoras com freqüências de 20 a 20.000 Hz.
Estudaremos as propriedades básicas do movimento ondulatório, pois; são muito importantes para se entender a produção da fala, o funcionamento do ouvido e as aplicações do ultra-som em Biologia, Medicina, etc... TIPOS DE ONDAS
Elas podem ser mecânicas ou não-mecânicas, dependendo do meio de propagação.
Ondas Mecânicas: Se propagam em meio deformáveis ou elásticos, exemplo: Ondas sonoras, ondas numa corda e ondas na água, elas se originam de uma perturbação ou distúrbio numa região de um meio elástico que é transmitido sucessivamente de um ponto a outro, as partículas do meio vibram somente ao redor de suas posições de equilíbrio sem, no entanto se deslocar juntamente com a onda.
Ondas não-mecânicas (eletromagnéticas): Não necessitam de meio material para sua propagação, exemplo: A luz que atravessa o espaço interestelar praticamente vazio.
Analisando a relação entre a direção da perturbação e a da propagação, as ondas podem ser classificadas em transversais e longitudinais.
Transversais: A perturbação é perpendicular à direção de