franquias
Assim, várias são as formas de pesquisas de mercado que podem ser realizadas, mas vamos nos ater às mais utilizadas, quais sejam, identificação de mercado ou solução de problemas, a descritiva, a exploratória e a causal.
Deste modo, resta interessante descrever cada uma delas, para que se tenha uma melhor noção de qual utilizar, ajudando, inclusive, na escolha da franquia.
Isto posto, passemos a uma breve definição dos tipos de pesquisa de mercado, assim temos por identificação ou solução de problemas o tipo de pesquisa que...
No caso da pesquisa exploratória ela proporciona a quem está pesquisando obter uma maior intimidade com a questão sob análise, isto é, o esforço é tornar um problema complexo mais aberto ao conhecimento ou lhe criar alternativas que a ele se enquadrem.
Deste modo, seu principal objetivo é permitir a compreensão do problema, sendo certo que este tipo de pesquisa é mais usada quando a finalidade é buscar uma maior precisão do problema enfrentado, encontrando, por conseguinte possíveis e prováveis soluções, ou mesmo obter dados complementares importantes para criar uma abordagem.
Em outras palavras, este tipo de pesquisa analisa o problema em toda sua amplitude, de modo a se conseguir obter critérios e compreensão., sendo que para isso utiliza métodos amplos e versáteis, como levantamento em fontes secundárias, levantamento de experiências, estudos de caso, bem como a observação informal.
No caso da pesquisa descritiva, podemos dizer que esta objetiva descobrir e observar a realidade, sem, contudo, nela interferir, mas procurando descrever, classificar e interpretar os fenômenos.
Pode-se dizer que ela, é uma pesquisa de caráter conclusivo descritivo, posto que apesar de promover levantamentos e características, não está obrigada a explicar o que