Historia antiga
Sergio Roberto dos Santos – RA 79013
CAPÍTULO I - História Antiga: fontes e métodos
ATIVIDADE: com base nos fragmentos de Tito Lívio e Aristóteles, reflita a respeito da escrita da história no mundo antigo grego e romano.
Resposta: A escrita da história com base nos fragmentos de Tito Lívio promovia um exercício arduo de investigação que faz questão em afirmar que a produção de sua imensa obra resultou do trabalho nela despendido. E quanto à Aristóteles apontou distinções entre os gêneros da poesia e da história, considerando, antes de tudo, que ambas não podem sem demarcadas através da forma (verso ou prosa). Para ele, esses gêneros se diferenciam porque a história conta os feitos particulares que realmente aconteceram, ao passo que a poesia imita o possível e esse é do ponto de vista da verossimilhança ou da necessidade.
CAPÍTULO II - História do Oriente Próximo Antigo: uma introdução
ATIVIDADE: analise a passagem da obra de DIODORO SÍCULO Biblioteca Histórica I,36 (contida na página 132 do livro História Antiga I: fontes e métodos) destacando a visão do autor a respeito do Egito Antigo. Resposta: A visão do autor sobre o Egito Antigo nesta passagem revela que depois das sementes lançadas no solo os camponeses colhem grande quantidades de cereal sem grandes despesas e esforços, as colheitas pelos egípcios se fazem com poucos meios e pouco trabalho.
CAPÍTULO III - Antiguidade Clássica: Grécia ATIVIDADE: considerando as discussões presentes no capítulo responda a questão número 2, conforme indicado na página 71 do livro História Antiga I: fontes e métodos.
Considerando a bibliografia indicada, responda às perguntas seguintes:
a) Quem é o pintor de Amásis e qual é o seu contexto? Resposta: O pintor de Amásis, foi um dos mais importantes pintores ateniense de vasos grandes e pequenos. Suas peças tinham a precisão e a delicadeza de Clítias, mas em escala maior.