historia antiga
A antiga Roma é uma das civilizações mais poderosas que já existiu. Existem várias teorias que explicam sua origem, seja pela parte mítica ou pela parte histórica. Neste trabalho, porém, serão apresentados somente os fatos históricos. Uma união de povos por meio de conquistas territoriais foi o primeiro passo para o surgimento e, posteriormente, evolução de Roma, que passou de Monarquia à República e, em seguida, ao grandioso Império. Sua história é cheia de altos e baixos, mas há muitos aspectos em sua cultura, religião, arte, literatura, direito, entre outros que ainda influenciam e muito o mundo de hoje.
ORGIGEM DE ROMA ANTIGA
A etimologia do nome da cidade é incerta, e são várias as teorias que nos chegam desde a Antiguidade. A menos provável indica-nos que derivaria da palavra grega Ρώμη (Róme), que significa "bravura", "coragem". A mais provável é a ligação com a raiz *rum-, "seios", com possível referência a uma loba (em latim, lupa) que teria adotado os gémeos Rómulo e Remo que, segundo se pensa, seriam descendentes dos povos de Lavínio. Rómulo mataria o seu irmão e fundaria Roma.
ROMA ANTIGA Roma Antiga Denomina-se a uma civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII A.C. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo. Em seus séculos de existência, a civilização romana passou de uma monarquia para uma república oligárquica, até se transformar em um império cada vez mais autocrático. O Império Romano chegou a dominar o Sudoeste da Europa Ocidental, Sudeste da Europa/Bálcãs e toda a bacia do Mediterrâneo através da conquista e assimilação. A