Fichamento Iluminismo Ou Barbarie
Curso de Direito PUC Minas
MODERNIDADE / MODERNIZAÇÃO / PÓS-MODERNIDADE
Belo Horizonte,
2015.
MODERNIDADE / MODERNIZAÇÃO / PÓS-MODERNIDADE
Fichamento apresentado para disciplina de Formação Do Mundo Contemporâneo do 1º período do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Belo Horizonte,
2015.
MAL-ESTAR NA MODERNIDADE: ENSAIOS.
ILUMINISMO OU BARBARIE
1. A CRISE DA CIVILIZAÇÃO MODERNA
1.1 O que está em crise é o projeto moderno de civilização, cujo os principais ingredientes são os conceitos de universalidade, individualidade e autonomia. (Página 9)
1.2 Uma proliferação de particularismo- nacionais, raciais, culturais, religiosos- estão sabotando o universalismo. (Página 9)
1.3 A individualidade tem sim afundado cada vez mais no anonimato do conformismo e da sociedade de consumo. (Página 9)
1.4 A autonomia intelectual, baseada na visão secular do mundo, está sendo explodida pelo recantamento do mundo. (Página 10)
1.5 A autonomia política é negada por ditaduras ou transformada numa coreografia eleitoral encenada de quatro em quatro anos. (Página 10)
1.6 A autonomia é uma mentira cruel para parte da humanidade que vive em pobreza absoluta. (Página 10)
1.7 hoje no Brasil estamos vivendo a reforma antimoderna, sem nem termos vivido a modernidade. (Página 10)
1.8 O nacionalismo cultural que parece ter sete folegos banil sistematicamente o universalismo. (Página 10)
1.9 No Brasil casa exista um tema consensual é o de que temos que criar a nossa própria cultura e rejeitar modelos culturais estrangeiros. (Página 10)
1.10 A individualidade não desperta entusiasmos, por um lado existe um hiperindividualismo exaltado, uma mistura de lei de Gérson e de consumismo de Zona Franca. (Página 11)
1.11 A politização não é o forte das gerações mais jovens. Além de que não há como ter entusiasmo patriótico quando se veem as disputas parlamentares por verbas