Pesquisa 1
Rodrigo Simoes do Amaral Martins
Matricula:148271
Curso técnico de eletrônica
1a pesquisa
Tema : Quais as principais aplicações do hidrogênio e do gás Hélio atualmente?
Existem enumeras aplicações para estes gases, o Hidrogênio os maiores mercados do mundo usufruem do seu uso, para o processamento ("aprimoramento") de combustíveis fósseis, e na produção de amoníaco.
Os principais consumidores de H2 em uma fábrica petroquímica incluem hidrodesalquilação, hidrodessulfurização, e hidrocraqueamento.
Também é utilizado como um agente hidrogenizante, particularmente no aumento do nível de saturação de gorduras insaturadas e óleos (encontrado em itens como margarina), e na produção de metanol.
É semelhantemente a fonte de hidrogênio na manufatura de ácido clorídrico.
H2 também é usado como um agente redutor de minérios metálicos.
Além de seu uso como um reagente, o H2 possui amplas aplicações na física e engenharia. É utilizado como um gás de proteção nos métodos de soldagem como soldagem de hidrogênio atômico. H2 é usado como cooler de geradores em usinas, por que tem a maior conductividade térmica de qualquer gás. H2 líquido é usado em pesquisas criogênicas, incluindo estudos de supercondutividade. Uma vez que o H2 é mais leve que o ar, tendo um pouco mais do que 1/15 da densidade do ar, foi certa vez vastamente usado como um gás de levantamento em balões e dirigíveis.Em aplicações mais recentes, o hidrogênio é utilizado puro ou misturado com nitrogênio (às vezes chamado de forming gas) como um gás rastreador para detectar vazamentos. Aplicações podem ser encontradas nas indústrias automotiva, química, de geração de energia, aeroespacial, e de telecomunicações. Hidrogênio é um aditivo alimentar autorizado (E 949) que permite o teste de vazamento de embalagens, entre outras propriedades antioxidantes. Na industria de semicondutores, onde o Hidrogênio é empregado para saturar ligações quebradas de silício amorfo e carbono amorfo que