Fichamento pós colonial
Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/141300409082_ARQUIVO_Textoda ANPUH50anos.pdf. Acesso em: 15 mar. 2015.
Os Estudos Pós- coloniais buscam alternativas para a desconstrução da antinomia Ocidente/Oriente que sejam distintas da simples inversão do lugar da enunciação colonial. A desconstrução do essencialismos no discurso pós-colonial supera a visão simplista de uma mera inversão do protagonismo no discurso. Uma das críticas ao pós-colonialismo incide na pretensão não alcançada por esse debate no que tange a superação dos essencialismos. (GOLDMAN p.1)
Palavra Chave
Citações
Reflexões
Conceito de Pós - Colonialismo
Goldman 2011(apud EICO, Costa 2007, p.1), com base no artigo de Sérgio Costa podemos definir os estudos Pós-Coloniais como um conjunto de contribuições produzido por intelectuais oriundos das antigas colônias com amplo destaque no cenário internacional do pós-guerra. Uma das características marcantes dessa produção é a proposta de desconstrução dos essencialismos. Destacam-se dentro dessa perspectiva Homi K. Bhabha, Edward W. Said, Stuart Hall, Gayatri C. Spivak entre outros. Existe um pressuposto que orienta esse conjunto de intelectuais que se relaciona com a idéia de que o conhecimento científico num determinado contexto reproduziu a lógica da relação colonial.
O autor afirma que o conceito de pós colonialismo, surge com as contribuições dos pensadores das antigas colônias que se destacaram no cenário internacional após a guerra, tais autores se relaciona ao ressaltar que o conhecimento científico em um determinado período e reproduziu a lógica da relação colonial.
Conceito de Hibridismo
A diferença é construída no processo mesmo de sua manifestação, ela não é uma entidade ou expressão de um arcabouço cultural acumulado, é um fluxo de representações articuladas nas entrelinhas das identidades externas