Os Clássicos da Política, vol l, cap. I - Maquiavel
Introdução ao Estudo de Ciências Sociais
Raque
Belo Horizonte
2013
Raque
Fichamento referente à disciplina de Ciências Sociais e as organizações
Trabalho apresentado à disciplina de Ciências Sociais e as organizações, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor: Prof. Euclides Guimarães
Belo Horizonte
2013
Nome do texto: Os Clássicos da Política, vol l, cap. I - Maquiavel
Assunto: Maquiavel
Nicolau Maquiavel, nasceu em Florença na Itália, em 3 de maio de 1469, muito bem educado por seu pai, um advogado, que se empenhou em dar-lhe uma educação clássica .
Maquiavel viveu ate os 25 anos em certa tranqüilidade em questão ao Estado, devido aos esforços de Lourenço o Magnífico, mas a partir de 1494 aconteceu uma verdadeira turbulência na gestão, pois a maior parte dos governantes não conseguia manter o poder por mais que dois meses.
Mas somente as 29 anos teve-se noticias que Maquiavel começou a exercer uma função de destaque na vida pública, neste ano Savonarola é deposto, enforcado e queimado, o próprio iria substituir os Médicis, então Maquiavel passa a ocupar a segunda chancelaria, posição que lhe fornecia considerável responsabilidade na administração do Estado.
Em 1512 Maquiavel é demitido do seu cargo após os Médicis recuperarem o poder e voltarem para Florença, então a república é dissolvida. Maquiavel foi então demitido e proibido de sair do território florentino, ficando também proibido de acessar qualquer prédio público. Em 1513 foi acusado de pertencer a uma conspiração contra o governo dos Médicis, foi condenado a prisão, torturado e teve que pagar uma pesada multa. Neste mesmo ano os Médicis conseguem uma poderosa vitória, pois o cardeal Giovanni de Médicis transforma-se no papa Leão X, neste contexto o população que antes era inversa a família Médicis, devido a derrubada da república, passa a