Realismo 4
Some theories of the international relations: realism, idealism and grocianism
Gustavo Biscaia de Lacerda (a)
(a)
Sociólogo da UFPR, mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná
(UFPR), doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC). gustavobiscaia@yahoo.com.br.
Resumo
O objetivo deste artigo é bastante simples, consistindo em realizar uma apresentação didática de três das principais teorias e da área das Relações
Internacionais: o realismo, o idealismo e o grocianismo. A apresentação de cada uma dessas teorias dar-se-á em termos teóricos e, no que couber, também teóricos, da mesma forma que suas matrizes filosóficas e, se houver, seus desdobramentos mais recentes.
Palavras-chave:
Grocianismo.
Relações
Internacionais.
Teoria.
Realismo.
Idealismo.
Introdução
O objetivo desta exposição é apresentarmos em linhas gerais algumas teorias sobre as relações internacionais (doravante apenas “RI”.), procurando expor as visões de mundo que as mobilizam, as variáveis explicativas fundamentais e as perspectivas preditivas que postulam. Essas teorias são o realismo, o idealismo e a teoria grociana, apresentando também algumas atualizações e variações1.
Mesmo guardando entre si uma certa ordem histórica, em uma certa dialética das idéias, na qual uma teoria constituiu-se em oposição a outra(s),
1 Evidentemente há diversas outras abordagens, que poderiam ser igualmente apresentadas: o estruturalismo, o construtivismo, a “segurança global multidimensional” e até mesmo o marxismo. Entretanto, em face das limitações deste ensaio, tivemos que selecionar apenas as mais importantes - reconhecidamente, não sem prejuízo para a discussão.
Revista Intersaberes | vol.1 n. 1, p. 56 - 77 | jan-jun 2006 | ISSN 1809-7286
57
LACERDA, Gustavo B. de
cumpre notar que não pretendemos delas fazer um histórico, tencionamos apenas mostrar os principais