Resumo Dos Cap Tulos 3 E 4 Realismo X Liberalismo
As ideias e premissas realistas são: 1 – uma visão pessimista da natureza humana; 2- uma convicção de que as RI são necessariamente conflituosas e conflitos internacionais são em última análise resolvidos por meio da Guerra; 3 - apreciação pelos valores da segurança nacional e sobrevivência estatal; 4 - um ceticismo básico com relação á existência de um progresso comparando contexto internacional, tanto no passado quanto no presente essas ideias orientam a maioria dos pensadores de R.I.
Sendo assim os realistas caracterizam os seres humanos como preocupados somente com o seu bem estar nas relações competitivas entre si, os homens buscam estar no comando e não ser controlados, os seres humanos são iguais em todos os lugares portanto sempre haverá o desejo de tirar vantagem sobre os outros e de ser dominado é universal.
Segundo Tucides a justiça é um bem especial nas RI: em vez de significar um tratamento igual para todos, justiça se refere ao conhecimento de seu próprio lugar e á adaptação á realidade natural do poder desigual.
Já Maquiavel argumenta que os governantes precisam ser tanto leões quanto raposas porque a sobrevivência e a prosperidade de seus povos dependem deles.
Hobbes enfatiza o poder militar e o direito internacional (desde que seja vantajoso para todos). A paz interna, a estrutura do Estado soberano, a oportunidade para os homens serem felizes é a paz civil que é capaz de proporcionar ou seja o Estado é equipado para a guerra para prover a paz nacional para seus cidadãos.
Hans Morgenthau é um dos principais pensadores realistas do século XX, para ele homens e mulheres possuem um desejo de poder e é mostrado na política em especial na política internacional. Os homens precisam organizar um Estado capaz e efetivo por meio do qual seja possível defender seus interesses, o sistema estatal gera conflito e anarquia internacional.
Para Morgenthau a essência da politica é o conhecimento equilibrado de que,