Fichamento do texto Educação de P. Ariès
Resumo
Segundo Ariès a educação é o conjunto de instrumentos que uma sociedade utiliza para garantir a transmissão dos conhecimentos e valores considerados essenciais; Essa concepção de educação como transmissão modificou-se e hoje esta ligada a tensões socioeconômicas internas e utilizada como um meio das classes dominantes se manterem superiores. De acordo com o autor é possível que na nossa sociedade contemporânea encontra-se a dificuldade em transmitir a visão geral do mundo para a geração seguinte, no entanto o autor destaca que a visão conservadora da educação opõe-se a mudança e condena a sociedade à imobilidade. Mas, no século XVIII, com as Luzes o conservadorismo foi ultrapassado pelo progresso e evolução, a educação passou a ser considerada um importante instrumento para a transformação da sociedade.
Na antiga sociedade tradicional uma parte da transmissão era organizada por classes etárias, porém este método falha a partir do século XI devido às influências urbanas. No modelo tradicional da sociedade agrícola cada faixa etária e sexo tinham sua função pré-determinada, mediante uma cerimonia ritual eram submetidos a certas provas intimamente ligadas às funções destas classes na comunidade. Neste tipo de aprendizagem do papel social, os mais jovens passavam aos menos jovens os conhecimentos necessários e valores a respeitar, dentre outras coisas aprendia-se ainda o papel de jovem solteiro e depois o de adulto casado.
Durante a Idade Média e Idade Moderna uma segunda forma de educação tornava crianças e jovens quase indistintos, na aprendizagem de oficio normalmente afastados da família eles aprendiam o que convinha saber ajudando os adultos.
A partir dos séculos XVII e XVIII crianças que não frequentavam escolas eram empregadas em fabricas como verdadeiros operários
Os mecanismos de transmissão sofreram mudança profunda no século XVII, a formação dos jovens em espaço reservado e fechado substituiu o aprendizado, a escolarização