fichamento do livro a cidade antiga
Curso: Direito
Disciplina: Metodologia Científica
Alunas: Alana Polli Capellaro, Larissa de Aquino Alencar. Ficha Bibliográfica A CIDADE ANTIGA A
COULANGES, de Fustel. A cidade antiga. São Paulo: Martin Claret. 2009.
Campo do saber
O referido livro enquadra-se no campo de saber da Antropologia, do Direito,Historia, Política, Ciências Sociais e Filosofia.
Problemas tratados
A obra apresenta como problemas alguns dos costumes dos povos antigos , tendo como problema também as dificuldades para entender como os antigos adoravam seus antepassados como deuses, como para eles também seria difícil compreender a forma atual de religião. O direito em Roma se apresentou muito obscuro , sendo baseado apenas na lei das Doze Tabuas , que se encontrou apenas como formas de alguns fragmentos. Havia uma relação estreita entre o direito e a religião, havia uma interferência que os antigos cultos traziam para a lei, naquela época o estado só poderia agir dentro daqueles limites impostos pela religião.Ela era de grande inlfuência nas normas familiares,a religião, de fato, definia a formção das famílias naquela época,todo o comportamento humano era guiado por ritos sagrados, normas religiosas e velhas crenças imutáveis, e isso era um argumento utilizado para justificar superioridade, onde deveria não haver. Na obra é sobre o regime municipal para aquela época era extraordinário, mas essa forma de organização das cidades-estado sempre estava em constante ameaça pela resistência dos clientes e escravos, como também de ataques de outras cidades.
Conclusões do autor O autor conclui ao longo da obra o quanto a religião e o culto aos antepassados influenciaram toda a formação do cidadão e da nação, e que as mudanças que