Fichamento do livro didática
829 palavras
4 páginas
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. (coleção aprender e ensinar). 4 ed. São Paulo: FTD, 1997. A obra é voltada para o magistério e faz uma reflexão sobre a didática e aula e as diversas relações no processo de ensino e aprendizagem. Desde a Grécia Antiga, o termo “didática” já existia e significava: ensinar, instruir, fazer aprender. Podemos compreendê-la como uma reflexão sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem aplicado ao processo educativo que acontece na escola e na aula. Ela busca, portanto, solucionar problemas que surgem no dia a dia da escola e da aula. Interessa á Didática tudo o que o aluno aprende, bem como o processo de aprendizagem através do qual isto ocorre. Assim, a Didática é um instrumento para o desafio dos professores, oferecendo sugestões de como realizar o planejamento de um curso com a participação dos alunos, como variar as técnicas das aulas a fim de que facilitem a participação dos alunos, como fazer ligação entre a teoria e a prática, como fazer para que o processo de avaliação deixe de ser apenas amedrontador para o aluno transformando-se em incentivo ao seu desenvolvimento, e assim por diante.
Capítulo 1: Buscando o Significado da Didática “A aprendizagem é um processo intencional, isto é, orientado por objetivos a serem alcançados por seus participantes.” (p.15)
Assim, os alunos podem desenvolver sua aprendizagem motivado por ações propostas intencionalmente.
Capítulo 2: A Escola e o Desenvolvimento dos Alunos
“Sabemos que o caminho do conhecimento e do aprendizado é áspero, cheio de obstáculos, mas isso não significa que a escola deve continuar a ser um lugar chato, cheirando a coisa antiga, desatualizada, ultrapassada e obrigatória”. (p. 26) A escola, portanto, deve ter um ambiente agradável, que permita aos alunos interessar-se pelo conhecimento avançando no seu processo de aprendizagem.
Capítulo 3: A Sala de Aula: Espaço de Vida? “Enfim, há toda uma aprendizagem humana, social e profissional