Fichamento
CURSO DE LETRAS LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LINGUA PORTUGUESA
UNIDADE DE ESTUDO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA
ANTONIO JORGE LIMA
PALOMA DAVILLA GIRL
ROURE SANTOS RIBEIRO
FICHAMENTO DO TEXTO MUDANÇAS E PERMANENCIAS DA NATUREZA DA PROFISSÃO DO LIVRO DIDÁTICA
Itapecuru Mirim – MA
2015
ANTONIO JORGE LIMA
PALOMA DAVILLA GIRL
ROURE SANTOS RIBEIRO
FICHAMENTO DO TEXTO MUDANÇAS E PERMANENCIAS DA NATUREZA DA PROFISSÃO DO LIVRO DIDÁTICA
Fichamento apresentado a unidade de estudo em metodologia Científica como requisito para obtenção da 2ª nota avaliativa do curso de Letras licenciatura Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa.
Prof. Roure Ribeiro
Itapecuru Mirim – MA
2015
FICHAMENTO CITAÇÃO
Mudanças e permanências na natureza da profissão
Torna-se mais importante no ensino a proposição das “questões sem respostas”. Isto é, o principal passa a ser a resposta de desenvolvimento do espírito e das capacidades de investigação, interrogação e dúvida. Com isso, mais do que a transmissão de saberes, o ensino e o professor precisam se ocupar de permitir que os alunos dominem técnicas, habilidades e competências de pensar e de operar com o conhecimento.
Segundo Cordeiro(2009, pag. 56): “[... ] os gestores do sistema escolar procuram acelerar as mudanças, muitas vezes por imposição de um discurso ultramoderno sobre as funções do professor”
A aparente resistência dos professores às mudanças: diante de cobranças, por exemplo, para que os alunos sejam aprovados nos testes ou nos vestibulares, os professores mantêm-se apegados aos mesmos procedimentos e saberes.
O que sabem os professores
Para michel tardif, a profissão docente mobiliza e requer, na sua formação e na sua efetivação cotidiana, um conjunto bastante vasto de saberes, que ele classifica em quatro tipos: Saberes profissionais ou pedagógicos, saberes disciplinares, saberes curriculares