AULA 5 CAP
INTRODUÇÃO
O SER HUMANO NASCE DE UM GRUPO SOCIAL, E AO LONGO DE TODA SUA VIDA DEVERÁ INTERAGIR COM INÚMEROS GRUPOS SOCIAIS. O PRIMEIRO GRUPO SOCIAL QUE TEM CONTATO É A FAMÍLIA, QUE LHE TRANSMITE A LÍNGUA, OS VALORES E A CULTURA DA SOCIEDADE A QUE PERTENCEM. COM O SEU CRESCIMENTO OUTROS GRUPOS ENTRARÃO EM SUA VIDA TORNANDO-O CADA VEZ MAIS UM SER SOCIAL.
CONCEITO DE GRUPO
A PALAVRA “GRUPO” É CARREGADA DE MÚLTIPLOS SENTIDOS. MUITAS VEZES É UTILIZADA PARA SE REFERIR A UM AGREGADO, OU UM CONJUNTO DE PESSOAS QUE POR POUCO TEMPO ACONTECE DE ESTAREM AO MESMO TEMPO NO MESMO LUGAR. EM OUTROS MOMENTOS ESTÁ ASSOCIADO A INDIVÍDUOS QUE ESTÃO COLOCADOS PORQUE COMPARTILHAM DE UMA MESMA CARACTERÍSTICA.
EM OUTRAS PALAVRAS PODEMOS DIZER QUE GRUPO SOCIAL É UM CONJUNTO DE PESSOAS QUE COMPARTILHAM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES : NORMAS, VALORES E EXPECTATIVAS, QUE REGULAM E CONSCIENTEMENTE INTERAGEM E APRESENTAM ALGUM SENTIMENTO DE UNIDADE.
FORMAM UMA COLETIVIDADE IDENTIFICÁVEL, ESTRUTURADA, CONTÍNUA, DE PESSOAS SOCIAIS QUE DESEMPENHAM PAPÉIS RECÍPROCOS, SEGUNDO DETERMINADAS NORMAS, INTERESSES E VALORES SOCIAIS, PARA A CONSECUÇÃO DE OBJETIVOS COMUNS (FICHTER).
SEGUNDO OLIVEIRA (2001) GRUPO É TODA REUNIÃO DE DUAS OU MAIS PESSOAS ASSOCIADAS PELA INTERAÇÃO. DEVIDO À INTERAÇÃO SOCIAL, OS GRUPOS MANTÊM UMA ORGANIZAÇÃO E SÃO CAPAZES DE AÇÕES CONJUNTAS PARA ALCANÇAR OBJETIVOS COMUNS A TODOS OS SEUS MEMBROS.
OS GRUPOS SOCIAIS SÃO FORMAS ESTÁVEIS DE INTEGRAÇÃO SOCIAL. UM FATOR MANTÉM A ESTABILIDADE DO GRUPO: OS CONTATOS SOCIAIS SÃO DURADOUROS. NOS GRUPOS SOCIAIS HÁ NORMAS, HÁBITOS E COSTUMES PRÓPRIOS, DIVISÃO DE FUNÇÕES E POSIÇÕES SOCIAIS BEM DEFINIDAS.
SÃO AS SEGUINTES AS CARACTERÍSTICAS DE UM GRUPO SOCIAL:
PLURALIDADE DE INDIVÍDUOS – HÁ SEMPRE MAIS DE UM INDIVIDUO NO GRUPO, COLETIVISMO;
INTERAÇÃO SOCIAL – OS INDIVÍDUOS COMUNICAM-SE UNS COM OS OUTROS;
ORGANIZAÇÃO – TODO O GRUPO, PARA