Fichamento do capitulo i do livro didatica
PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGOGIA E DIDÁTICA
Introdução
O trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla que ocorre na sociedade. Para compreendermos a importância do ensino na formação humana, é preciso considerá-lo no conjunto das tarefas educativas exigidas pela vida em sociedade (p.1).
O processo de ensino faz parte de um conjunto de outras atividades pedagógicas e é o objeto principal de estudo da didática, sendo que, este mesmo ensino não é uma atividade estática e uniforme, mas se apresenta de forma dinâmica em vários contextos. Portanto o conceito de ensino não pode se prender ao ambiente da sala de aula, pois este tem um sentido mais amplo em todos os aspectos.
“É em função da condução do processo de ensinar, de suas finalidades, modos e condições, que se mobilizam os conhecimentos pedagógicos gerais e específicos” (p.2).
Todos os estudos da didática e da pedagogia em geral se fundamentam e se consolidam com base em todo processo de ensino, logo esta disciplina é inerente à formação do docente e a qualquer um que se empenha a educar.
1. Prática educativa e sociedade
“A educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades” (p.2).
A importância da educação em qualquer sociedade é indiscutível, tanto que esta ultima não pode se organizar e crescer sem ensino ou qualquer outra atividade educacional. Analogicamente, a educação é a coluna que sustenta toda a sociedade e, consequentemente é essencial ao ser humano, tanto para sua adaptação na sociedade em que vive, quanto para seu crescimento pessoal.
“Em sentido amplo, a educação