Fichamento da obra As Etapas do Pensamento Sociológico - RAYMOND ARON
“Auguste Comte, ao contrario, e antes de mais nada o sociólogo da unidade humana e social, da unidade da historia humana.” (p.65)
“Segundo Auguste Comte, um certo tipo de sociedade, caracterizado pelos dois adjetivos, teológico e militar, esta em vias de desaparecer.” (p.66)
“Um outro tipo de sociedade, cientifica e industrial, esta em vias de nascer.A sociedade que nasce e cientifica, no sentido em que a sociedade que morre era teológica: o modo de pensar dos tempos passados era o dos teólogos e sacerdotes. [...] Assim como os cientistas substituem os sacerdotes, os industriais, no sentido mais amplo - isto e, os empreendedores, diretores de fabricas, banqueiros - , estão assumindo o lugar dos militares.” (p.66)
“Segundo a lei dos três estados, o espirito humano teria passado por três fases sucessivas. Na primeira, o espirito humano explica os fenômenos atribuindo-os a seres, ou forcas, comparáveis ao próprio homem. Na segunda, invoca entidades abstratas, como a natureza. Na terceira, o homem se limita a observar os fenômenos e a fixar relações regulares que podem existir entre eles, seja num momento dado, seja no curso do tempo; renuncia a descobrir as causas dos fatos e se contenta em estabelecer as leis que os governam.” (p.67)
“Em outras palavras, a maneira de pensar positiva se impôs mais cedo nas matemáticas, na física, na química, e depois na biologia. E normal, alias, que o positivismo apareça mais tarde nas disciplinas que tem por objeto matérias mais complexas. Quanto mais simples uma matéria, mais fácil pensar sobre ela positivamente.” (p.68)
“Da mesma forma como só e possível compreender um elemento do todo social considerando esse mesmo todo, não se pode entender um momento da evoluçãohistórica sem levar em conta o conjunto dessa evolução.” (p.68)
“A teoria da natureza humana esta incluída no que Auguste Comte chama de quadro cerebral,