FICHAMENTO ARON RAYMOND- DURKHEIM
ARON, Raymond. Etapas do Pensamento Sociológico- E. Durkheim
O autor, Raymond Aron faz uma análise do pensamento Durkheimiano focalizando três principais obras da vida de Émile Durkheim: Da divisão do trabalho social, O suicídio e As formas elementares da vida religiosa.
Da divisão do trabalho social
O tema deste livro é central no pensamento de Durkheim: as relações entre os indivíduos e a coletividade. Como pode uma coleção de indivíduos constituir uma sociedade? Como se chega a esta condição da existência social que é o consenso?
Durkheim responde a esta pergunta distinguindo solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. 1. Mecânica: por semelhança. Indivíduos diferem pouco uns dos outros, se assemelham por terem os mesmo valores, sentimentos: “sociedade tem coerência pois os indivíduos ainda não se diferenciaram” (p.458)
2. Orgânica: Consenso, unidade se exprime pela diferenciação, por seu intermédio. São diferentes porque o consenso se realiza. “analogia com os órgãos de um ser vivo, cada um dos quais exerce uma função própria; embora os órgãos não se pareçam uns com os outros, todos são igualmente indispensáveis à vida” (p.458)
A oposição das duas formas de solidariedade combina-se com a oposição entre as sociedades segmentárias e as que utilizam a moderna divisão do trabalho.
Para Durkheim, uma sociedade de solidariedade mecânica é também uma sociedade segmentária, mas a definição das duas noções, não é exatamente igual.“ um segmento designa um grupo social no qual os indivíduos estão estreitamente integrados. Comporta uma solidariedade mecânica por semelhança; mas supõe também a separação relativamente ao mundo exterior.”(p.459) A divisão do trabalho no entendimento de Durkheim não se confunde com a dos economistas: a multiplicação das atividades industriais e diferenciação das profissões se originam na desintegração da solidariedade mecânica e da estrutura segmentária.
Desta análise surgem algumas