Aron raymond “ação social como objeto da sociologia/ etapas do pensamento sociológico” (pág: 461 á 485)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
FICHAMENTO DO TEXTO:
Aron Raymond “Ação social como objeto da Sociologia/ Etapas do pensamento sociológico” (Pág: 461 á 485)
CONTEÚDO FICHADO E COMENTÁRIOS
As quatro categorias das obras de Max Weber:
“1º) Os estudos de metodologia, critica e filosofia, que tratam essencialmente do espirito, objeto e métodos das ciências humanas, historia e sociologia.” (pag. 463)
“2º) As obras propriamente históricas,... uma história econômica geral, cursos dados por Max Weber e publicados depois de sua morte...” (pag. 463)
“3º) Os trabalhos de sociologia da religião, … uma analise comparativa das grandes religiões e da ação reciproca entre as condições econômicas, as ações sociais e as convicções religiosas.” (pag. 463)
“4º) ...o tratado de sociologia geral intitulado Economia e Sociedade ...” Sua obra prima (pag. 463)
“Teoria da Ciência” ( pág. 464)
“...Weber parte da distinção entre quatro tipos de ação: a ação racional com relação a um objeto ( zwechkrational), a ação racional com relação a um valor (wertrational), a ação afetiva ou emocional e, por ultimo, a ação tradicional.”
“... a ação zwechkrational é definida pelo fato de que o ator concebe claramente seu objetivo e combina os meios disponíveis para atingi-lo.”
“A ação racional com relação a um valor... O ator age racionalmente, aceitando todos os riscos, não para obter um resultado extrínseco, mas para permanecer fiel a sua ideia de honra.” (pág. 454 / 465)
A ação afetiva “...é aquela ditada imediatamente pelo estado de consciência ou o humor do sujeito. “(pág. 465)
“ A ação tradicional é aquela ditada pelos hábitos, costumes, e crenças, transformada numa segunda natureza.” “...O ator... obedece simplesmente a reflexos enraizados por longa prática”. (pág. 465)
“ A sociologia é uma ciência que procura compreender uma ação social; a compreensão implica a percepção do sentido que o ator atribui a sua conduta.” (pág. 465)