Monopolio
Profº:
Alunos:
1º sem. Administração – Noturno
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar sobre monopólio, onde iremos abordar o que é, para que serve e como se aplica. Citando seus conceitos e definições, mostrando alguns exemplos de empresas que o utilizam no Brasil.
MONOPÓLIO
O QUE É?
A palavra monopólio deriva dos gregos monos (um) + polein (vender), ou seja, é a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor. Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Eles surgem devido a características particulares de um determinado mercado, ou devido à regulamentação governamental. Monopólio é quando há somente um vendedor no mercado para um bem precioso, para isso não ocorrer tanto, existe barreiras na entrada de empresas que mencionem vender o mesmo bem ou um bem substituto, protegendo o monopolista da concorrência.
Segundo o Autor Emerson Santiago no campo econômico é possível algumas vezes detectar a ocorrência de comportamentos padrão, como por exemplo, o desejo do comerciante de maximizar seu lucro, onde quer que esteja sob quaisquer condições. E do outro lado da relação econômica temos também o consumidor, que está sempre à procura do menor preço a pagar. Desse simples comportamento consolidado, surgem as bases para os três tipos básicos de mercado reconhecidos pelos estudos econômicos, que são: Concorrência, Monopólio e Oligopólio.
Em linhas gerais, é a ausência de concorrentes em determinado setor da economia, resultando na existência de apenas um fornecedor, constituindo assim uma forma extrema de concorrência imperfeita. Este único fornecedor tem em suas mãos a vantagem de impor o preço