Sociologia
FÁBIO LEONAM PEREIRA DE SOUZA
Fichamento
(As Etapas do Pensamento Sociológico - Durkheim)
Seabra
2014
FÁBIO LEONAM PEREIRA DE SOUZA
Fichamento
(As Etapas do Pensamento Sociológico - Durkheim)
Trabalho solicitado pela professora Maria, na disciplina de Sociologia, com fins avaliativos, para ser entregue no dia 10 de Março, segunda-feira.
Seabra
2014
INFORMAÇÕES SOBRE A AUTORIA
Raymond Aron foi um filósofo, sociólogo e comentarista político francês. Frequentou a École Normale Supérieure, uma das mais prestigiadas instituições francesas de ensino anteriores à Segunda Guerra Mundial.Nunca abandonou completamente o ensino, proferindo entre 1945 e 1955 diversos cursos de teoria política nas grandes écoles criadas no pós-guerra, o Institut de Sciences Politiques e a École National d’Administration (ENA), que formam a próxima geração da elite francesa da administração e das finanças.
DURKHEIM
Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste ambiente.
CITAÇÕES
“Durkheim fazia-se algumas perguntas: Como pode uma coleção de indivíduos constituir uma sociedade? Como se chega a esta condição da existência social que é o consenso? A partir dessas perguntas é que, Durkheim definiu dois tipos de solidariedade: A mecânica e a orgânica” (p. 458.)
Após ler esta definição pude perceber que a sociedade na época estudada era bem divida. Havia aqueles que tinham os mesmos objetivos, que partiam do mesmo princípio, e por isso tinha uma solidariedade mecânica, ou