Química Verde
Hoje em dia, a preservação do meio ambiente é um assunto presente em diversas pautas de discussão nos governos. Cada vez mais vemos ações de grupos como o Greenpeace, apenas para citar um dos mais conhecidos, contra a poluição e exigindo soluções para os males que já presenciamos as consequências.
A química sempre foi vista como uma grande ameaçadora do meio ambiente, por causa da poluição das águas e do próprio ar, tenta cada vez mais deixar de ser um problema e se tornar uma solução. Primeiramente, todos precisam entender que a Química está em tudo, em toda a parte e até em nós mesmos. As pessoas costumam associar coisas químicas a coisas ruins sem levar isso em consideração.
A química verde é uma linha de pensamento que tem se difundido cada vez mais a fim de tornar a química aliada ao meio ambiente. Ela se baseia em 12 passos que visam à melhora dos processos químicos realizados por indústrias. Os 12 passos são:
1 Prevenção: Evitar ao máximo pelo estudo das rotas de produção, a formação de subprodutos nocivos;
2 Eficiência: Transformar a maior parte dos reagentes utilizados em produto final.
3 Síntese segura: Estudar sínteses que não formem subprodutos nocivos e que toda sua condução seja segura.
4 Produtos seguros: O produto final também não deve ser nocivo ao meio ambiente
5 Solventes seguros: Dar preferência a solventes cujo descarte possa ser feito sem impacto ambiental.
6 Integração de energia: Durante o processo, muita energia é gerada na forma de calor, essa energia pode ser usada dentro do próprio processo para reduzir o gasto de energia da indústria.
7 Fontes renováveis: As matérias primas devem ser provenientes de fontes renováveis de preferência.
8 Derivados: Evitar a formação de derivados sintéticos.
9 Catálise: Dar preferência ao uso de catalisadores para acelerar à reação ao invés de gastar mais material para “empurrar” a reação para os produtos
10 Biodegradável: Já foi falado do produto seguro ao meio