Quimica verde
EA
A Química Verde presente nos artigos da Revista Química Nova: A divulgação científica dos últimos 10 anos.
Caio Renan Goes Serrão1 (IC)* Maria Dulcimar de Brito Silva1 (PQ). caioserrao@yahoo.com.br
1 - Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Tv. Djalma Dutra s/n – Belém, PA, CEP 66113-010. Palavras-Chave: Química Verde, Divulgação Científica, Revista Química Nova.
RESUMO: O atual modelo de desenvolvimento econômico tem contribuído de forma efetiva para o agravamento dos problemas ambientais. Catástrofes naturais ou provocadas pelo homem têm merecido destaque e a principal causa é a geração indiscriminada de produtos que agridem o meio ambiente. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar o crescimento da preocupação com o meio ambiente e possibilidades de mudança de mentalidade. Para fundamentar o estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a divulgação científica da Química Verde, através de pesquisas desenvolvidas e publicadas em artigos da Revista Química Nova nos últimos dez anos. A partir da análise de resultados, pode-se chegar à conclusão de que há um crescimento constante no número de publicações na área da Química Verde, o que por sua vez mostra uma crescente preocupação em desenvolver estratégias sustentáveis para a realização de pesquisas nas várias áreas da Química.
1 - INTRODUÇÃO Atualmente, a preocupação com o meio ambiente tem estado presente, constantemente, na vida de boa parte da população mundial. Catástrofes ambientais, naturais ou provocadas pelo homem tem sido destaque nos noticiários mundiais. O atual modelo de desenvolvimento econômico tem contribuído de forma efetiva para o agravamento dos problemas ambientais (MORADILLO & OKI, 2004). A questão ecológica mundial ou a preocupação com o meio ambiente surgiu no final da década de 1960 e