Fichamento Cultura Popular - Um conceito e várias histórias
-O termo “cultura popular” é um dos mais controversos. Para muitos, está em crise, tanto em termos de seus limites como em termos práticos, pelo chamado avanço da globalização.
-No sentido mais comum pode ser usado quantitativamente em termos positivos e negativos.
-Para muitos o conceito ainda consegue expressar certo sentido de indiferença em relação a outras práticas culturais.
-O fundamental é considerar cultura popular como um instrumento que serve para nos auxiliar, não no sentido de resolver, mas no de colocar problemas, evidenciar diferenças e ajudar a pensar a realidade social e cultural, sempre multifacetada.
-Desde o fim do século XIX, artistas, políticos, literatos, intelectuais tentaram relacionar cultura popular com variados atributos por vezes contraditório: ora coma não-modernidade, o atraso, o interior, o local; ora o futuro positivo, diferente, especial e brilhante do país, valorizando singularidades culturais.
-A partir da década de 40, a cultura popular assumiu uma perspectiva política associada aos populismos latino- americanos, que procuravam oficializar as imagens reconhecidamente populares ás identidades nacionais e á legitimidade de seus governos.
-Os folcloristas e a disciplina que criaram surgiram na Europa.
-Herder, na futura Alemanha, no final do século XVIII, utilizou pela primeira vez o conceito de cultura popular.
-O conceito cultura correspondia a um desejo de ascensão de pequenos burgueses que cultuariam a sinceridade, a natureza, os modos simples.
-Os folcloristas passam a ser reconhecidos a partir de 1846.
-As pesquisas e obras publicadas construíram a ideia de um “povo” portador de práticas e objetos culturais distantes do estrangeirismo das classes superiores e, por isso, depositário do que era o mais autêntico e essencialmente nacional.
-Os folcloristas procuraram diagnosticar as potencialidades da nação que projetavam.
-Os