fichamento catalogo iphan
ANANDA BEATRIZ
FICHAMENTO TEXTO 1
POLITICA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO CULTURAL NO BRASIL.
TERESINA-PI
2014
ANANDA BEATRIZ
FICHAMENTO TEXTO 1
POLITICA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO CULTURAL NO BRASIL.
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de graduação em arqueologia e conservação de arte rupestre da Universidade federal do Piauí como
Requisito parcial para aprovação da disciplina de Teoria da conservação, sob orientação do Prof.(a) Elaine Ignácio.
TERESINA-PI
2014
PORTA, Paula. Política de preservação do Patrimônio cultural no Brasil: diretrizes, linhas de ação e resultados: 2000/2010. Brasília, DF: Iphan/Monumenta, p. 11-65. 2012.
Por muito tempo, a atenção e as energias do principal órgão de preservação do país, [...] estiveram estritamente voltadas á proteção do legado material da colonização portuguesa e do período imperial. Esse foco concentrou a ação do Iphan no Rio de Janeiro, em Minas Gerais [...] Bahia e Pernambuco. (p. 11)
Na década de 1970, tiveram inicio as discussões sobre a necessidade de atualização e ampliação desse conceito para que fosse capaz de abarcar os diversos legados históricos e culturais da trajetória brasileira. Isto significava incluir os legados da cultura indígena, da cultura afro-brasileira, e da cultura popular de uma sociedade resultante de um continuo processo de contato entre culturas diversas. (p. 11)
Tais legados, pouco presentes na forma de edificações ou monumentos, mas largamente reconhecíveis em saberes, modos de fazer, celebrações e expressões artísticas, estavam contemplados no projeto de criação do Iphan elaborado por Mário de Andrade, mas não foram incorporados ao modelo adotado em termos de instrumentos de ação e metodologias de pesquisa. Não eram, portanto, alvo de pesquisa e de preservação. (p. 12)
A Constituição Federal de 1988 [...] alargou não apenas o conceito de patrimônio,