RESENHA EU E A ÉTICA
As pessoas que me conhecem e que convivem comigo sabem exatamente os valores que eu tenho. No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude. Uma conduta irrepreensível consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia.
Agir com ética é importante em todas as atividades humanas. É o que determina o bom convívio e a harmonia das relações em todos os campos e garante, ao final, resultados justos para as partes interessadas. A palavra ética vem do grego ethos que significa modo de ser, caráter enquanto forma de vida do homem. Ética é a forma de o indivíduo proceder ou se comportar no seu meio social. Os parâmetros são as condutas aceitas nesse meio social e é a moral que ‘regulamenta’ as relações e estabelece um modo de comportamento. De forma resumida, a ética pode ser definida como uma teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética individual deve se complementar pela ética social, já que vivemos numa sociedade que estabelece normas e leis para uma boa convivência e, sobretudo, a cooperação de uns com os outros. É daí que saem as bases e os princípios fundamentais da tolerância, equilíbrio e atitude digna e humana ao se proceder.
Existem algumas referências ético-morais que norteiam as relações humanas pessoais, sociais e profissionais, como por exemplo: Respeito pelas diferenças entre as pessoas; Atitudes solidárias, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações; Construção de uma imagem positiva de si, o respeito próprio e a confiança em sua capacidade. Alguns conceitos estão diretamente ligados a essas atitudes: Justiça eqüidade, cumprimento da lei, cumprimento de direitos e deveres. Diálogo como instrumento de sanar conflitos, atividades coletivas, saber ouvir o outro, ter atenção, aceitar opiniões alheias, reconhecer o erro, desculpar-se e rever as próprias posições.
Agir com ética significa muito mais do que agir em sintonia com os costumes