Resenha Etica
Curso de Especialização em Construção Civil
Disciplina: Formação Complementar –
Metodologia Científica, Ética e Responsabilidade Social
Professor: Paulo Andery
Aluno: Rondinelly Pereira
Resenha
ARGANDOÑA, Antonio; La etica en los negocios.. IESE Business School – Universidad de Navarra, 2006.
Para Antonio Argadoña, no artigo “A ética nos Negócios”, a ética ainda é um elemento estranho para muitas práticas de negócios, a julgar por alguns comportamentos manifestados pelas empresas.
Para definir o que é ética, o autor começa explanando sobre o que não é ética, dizendo que não é o que todos, ou o que a sociedade acredita ser na maior parte das vezes, ou mesmo a observância das regras do mercado, ou a aplicação da lei. A exigência de ética não pode basear-se em norma socialmente aceitas, que são, por sua vez, mutáveis e nem sempre éticas. A ética não se limita a fazer cumprir uma lei, que pode ser necessária, mas não suficiente, porque você não pode prever todas as situações ou antecipar-se para resolver problemas que não pode conceber.
Segundo Argadoña, há quem sustente que a ética é uma questão de ser ou não ser: ou se é ético ou não é. Concordo com o autor que suspeita que, muitas vezes, este rigor é mais uma desculpa: como não se pode ser ético em tudo e sempre, esta abordagem nos dá licença para assumir a prática que nos convém. Assim, a ética admite uma relativização de comportamento, que pode ser mais ou menos ético. Entretanto, a ética não se conquista de uma hora pra outra, mas sim no exercício da prática cotidiana. Ser ético é uma tarefa árdua que requer sempre novas melhorias e, portanto, suporta alguns fracassos, a ser superados com espírito esportivo, reiniciando a luta com nova motivação.
Há também que adote uma postura mais light em relação à ética: para estes, a ética é um conjunto de condutas que não admite adições. Assim entendida, a ética consiste em um conjunto de normas