Itinerário Lisboa
I. Introdução 2
II. Análise/diagnóstico do território 3
III. Análise Swot 5
IV. Benchmarking 6
V. Proposta de Itinerário
i. Identificação do público-alvo 7 ii. Objetivos do projeto 8 iii. Definição do traçado do itinerário 8 iv. Justificação dos locais a visitar 10
v. Análise de custos e outros aspetos relevantes 16 vi. Plano de comunicação 17
VI. Considerações Finais 18
VII. Referências bibliográficas 19
I. Introdução
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Atelier de Informação e Itinerários Turísticos e consiste em criar um roteiro turístico que englobe dois importantes recursos turísticos de Lisboa, os Hostels e as Casas Museu. A criação deste projeto proporciona aos turistas que realizem um roteiro de baixo custo, através da pernoita nos hostels que oferecem sempre preços apelativos e da visita das Casas Museu, proporcionando assim ao cliente que se interesse pela nossa literatura, história e cultura, uma experiência diferente e inovadora.
O trabalho será dividido em várias etapas começando com uma análise detalhada do território, da sua procura e oferta turística.
Numa segunda parte é definido um público-alvo, os objetivos do projeto e será traçado o roteiro mais adequado de forma a satisfazer as necessidades e exigências do turista cada vez mais atual e sedento de conhecimento. Todos os locais a visitar serão explorados tal como os custos de forma a passar uma informação clara e coerente.
Por fim, concluiremos com dados estatísticos que nos ajudaram a executar o trabalho. A metodologia usada foi essencialmente a análise de sites oficiais e também os nossos conhecimentos adquiridos em aula.
II. Análise/diagnóstico do território
A história de Lisboa diz-nos que esta cidade foi fundada por Ulisses, e que o seu nome deriva de “Olissipo”, uma palavra originária das fenícias “Allis Ubbo” que significa “porto