Resenha de ética
Essa obra descreve as dimensões estruturais fundamentais encontradas em uma empresa, demonstrando como podem ser combinadas e utilizadas em diferentes setores e para diversos fins. Levando em conta as condições favoráveis ou desfavoráveis ao emprego das mesmas.
O método organizacional da obra em questão se dá por capítulos, contando com recursos gráficos que facilitam a compreensão dos assuntos discutidos, além de contar com uma linguagem que se aprimora ao longo do livro e assim pode-se obter aproveitamento e apropriação dos termos e conceitos abordados, tudo isso em 524 páginas.
Adentrando ao tema, temos que a Estrutura Organizacional define como as tarefas serão dividas, agrupadas e ou coordenadas. Visto isso, os tipos de estruturas usados para se organizar uma empresa são: funcional, territorial, produto, cliente, áreas de conhecimento, projetos, processos e unidades de negócios.
Já que cada empresa possui uma estrutura organizacional indicada, e até mesmo numa mesma empresa em diferentes áreas pode-se encontrar diferentes estruturas aplicadas. No caso da estrutura funcional, onde a divisão é feita por funções desempenhadas na empresa, geralmente é aplicada em empresas de pequeno porte com funções bem definidas ou grandes empresas com uma estrutura mais uniforme. A organização por território divide a empresa em estruturas organizadas em diferentes pontos no mapa e pode ser aplicada em empresas multinacionais, ou seja, com varias unidades espalhadas e autônomas. Além dessa, as multinacionais utilizam as Unidades de Negócios, devido a atuação em diferentes ramos de negocio, sendo como varias empresas únicas subordinadas a uma central.
Para empresas com alta diversificação de produtos, como a Mitsubishi que produz desde televisores até automóveis, a organização por produto é mais indicada