Fichamento boniteza de um sonho
E.E.E.F.M. Joaquim Quitiba
Augusto César Silva Ribeiro
BONITEZA DE UM SONHO: ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO.
Cariacica
2012
• Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido – Moacir Gadotti.
“Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente.” (p. 11)
“A beleza existe em todo lugar. Depende do nosso olhar, da nossa sensibilidade; depende da nossa consciência, do nosso trabalho e do nosso cuidado. A beleza existe porque o ser humano é capaz de sonhar.” (p. 11).
“O brasileiro desvaloriza o professor. É o que se poderia deduzir de um dito que se tornou popular nas últimas décadas no Brasil: “Quem sabe faz, quem não sabe ensina”. (p. 12).
“Todos dizem que gostam muito dos professores, mas não chegam a incomodar-se muito com o fato de que há tempos eles recebem um salário de fome. O salário é a parte mais visível de uma condição – da qual decorre um papel social que se descaracterizou por completo... Só quem não quer ver não percebe o sentimento de cansaço, de esgotamento de expectativas de quem encarava com dignidade o seu desempenho profissional”. (p.13).
“Qual é o papel do educador, da escola, da educação? O que um professor pode fazer, o que ele deve fazer, o que é possível fazer?” (p. 14).
“- O que é ser professor hoje?
- “Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade.” (p. 17).
“Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores.” (p. 17).
“Eles fazem fluir o saber - não o dado, a informação, o puro conhecimento - porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis.” (p. 17).
“Não há civilização sem professores. Não haverá uma nova civilização sem uma nova formação dos professores. Não há