Diferenças intelectuais.
Desenvolvimento infantil
Durante o desenvolvimento da criança a avanços e retrocessos,em cada idade há um jeito de se manifestar.Os anos iniciais do desenvolvimento infantil tem efeitos duradouros sobre a aprendizagem e a motivação.
Diferenças intelectuais
Idade de três anos
Nessa fase, as histórias ainda devem ser rápidas com pouco texto e um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se ao máximo das vivências da criança. Devem ser contadas com muito ritmo e entonações. Tem grande interesse por histórias de bichinhos, brinquedos e seres da natureza humanizados.
Prendem-se as gravuras grandes e com poucos detalhes. Os fantoches continuam sendo o material mais adequado. A música exerce um grande fascínio sobre ela. A criança acredita que tudo ao seu redor tem vida e vivência. Por isso a história transforma-se em algo real, como se estivesse acontecendo mesmo.Face de grande curiosidade,uso freqüênte do “por que”,compreende o que é dentro,fora,em cima,em baixo,é capaz de contar até 10.
Idade de seis anos
Os livros adequados a essa fase devem propor vivências no cotidiano familiar da criança. Predomínio absoluto da imagem, sem texto escrito ou com textos brevíssimos. A ampliação das temáticas com personagens inseridos na coletividade, favorecendo a socialização sobre tudo na escola.Segue instruções e aceita supervisão,fala fluentemente,tem capacidade para memorizar histórias e repeti-las.Começa a entender os conceitos de “antes” e “depois” de tempos,”ontem”,”hoje”,”amanhã”.
Nome:Claudia Ferreira da Rocha Trindade
Turma:cnd011
Site:www.mundodoabc.com.br