Pedagogia da autonomia - fichamento
Autorizado pelo Decreto Estadual 41.733 de 25/06/2001
Curso de Licenciatura em Letras
Fichamento
Freire Paulo, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, Saberes Necessários à
Prática educativa
Publicação original: 1996
Digitalização:2002
Disponível em: www.sabotagem.revolt.org
Curso Licenciatura em Letras
Gilmara Barbosa Dias
5º Período
Ibirite/MG
Autor e Obra
Paulo Freire foi um dos pensadores mais citados na América Latina no século XX. Com sua visão marxista do mundo, Freire fez desta obra, publicada em 1996, uma leitura peculiar, que nos mostra o conceito de classe, ideologia, dominação e outros, além de uma demonstração de otimismo e da sua fé em Deus. É a penúltima publicação de Paulo Freire e a última em vida.
Prefácio
As ideias retomadas nesta obra resgatam de forma atualizada, leve, criativa, provocativa, corajosa e esperançosa, questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores e as educadoras. O cotidiano do professor na sala de aula e fora dela, da educação fundamental à pós-graduação. É explorado como numa codificação, enquanto espaço de reafirmação, negociação, criação, resolução de saberes que constituem os “conteúdos obrigatórios à organização programática e o desenvolvimento da formação docente”.
(P.4)
[...] Num momento de aviamento e de desvalorização do trabalho do professor em todos os níveis, a pedagogia da autonomia nos apresenta elementos constitutivos da compreensão da prática docente enquanto dimensão social da formação humana. Para além da redução ao aspecto estritamente pedagógico e marcado pela natureza política de seu pensamento, Freire, adverte-nos para a necessidade de assumirmos uma postura vigilante contra todas as práticas de desumanização. [...] A sensibilidade com que Freire problematiza e toca o educador aponta para a dimensão estética de sua prática que, por isso mesmo pode ser movida pelo desejo e