Como fazer resumos
Isso pode acontecer por muitos motivos, inclusive por nervosismo. No entanto, é preciso refletir sobre um ponto. Quando simplesmente decoramos uma resposta, do jeitinho que está no livro, a informação se fixa em nossa mente de forma superficial. Porém, quando nós transformamos essa informação, de alguma forma, ela se fixa profundamente em nosso cérebro – a aprendizagem se torna melhor e a memória também.
Esse processo – pegar uma informação e expressá-la utilizando nossas próprias ideias ou palavras – é chamado de recodificação. Existem muitas estratégias de recodificação: fazer esquemas, desenhos ou mesmo resumos. Essa atividade, pedida por muitos professores, é uma forma eficiente para transformar as informações.
Vantagens de fazer um resumo:
Reescrever as informações de outra forma: Ao fazer isso, você consegue essa recodificação, que torna a aprendizagem melhor.
Destacar as informações mais importantes: Todos os textos, inclusive os livros didáticos, mostram informações principais (conceitos) e outras informações não tão importantes, que podem ser detalhes, exemplos, repetições, etc. Embora os detalhes nos ajudem a compreender melhor, depois que a matéria foi entendida, eles perdem a importância. No resumo, nós colocamos apenas as informações mais importantes, que devem ser o foco de sua atenção.
Treinar a expressão escrita: O professor pode ter abordado o assunto através de diversos meios, mas, na hora da prova, você precisará escrever. Fazer resumos ajuda a melhorar a capacidade de expressar suas ideias no papel e, portanto, desenvolver uma competência que será útil na hora da prova e também ao longo de sua vida. Como resumir?
Para resumir,