Como fazer resumos
Português Instrumental Prof.ª Ana Regina Vieira IFPE
1. Conceito e usos
Resumo é uma apresentação concisa dos conteúdos de outro texto, organizada de modo a reproduzir a estrutura do texto original, com a finalidade de informar o leitor sobre esses conteúdos. Normalmente, o enunciador é outro que não o autor do texto original.
As características linguísticas e discursivas dos resumos de textos variam de acordo com o contexto de produção.
1
Os usos sociais dos resumos de textos são diversos e em quantidade significativa na escola ou em contextos não-escolares. Eles são encontrados como parte de uma monografia, antes de um artigo científico, em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por tudo isso, antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito.
2 - Tipos
1. Resumo indicativo
•
Indica brevemente: o título e tema do texto a questão levantada pelo autor o ponto de vista que o autor usou para examinar a questão a conclusão a que o autor chegou
Um bom exemplo desse tipo de resumo são as sinopses de filmes publicadas nos jornais e os resumos de monografias, dissertações etc. Ali você tem apenas uma idéia geral do assunto ou do enredo. Não dispensa a leitura do texto original.
2
2. O Resumo Informativo Esse tipo de resumo: • guarda as características do texto original (forma de estruturação). • apresenta as informações relevantes sobre os conteúdos presentes no texto. • mostra como as ideias foram desenvolvidas e articuladas. • permite avaliar a compreensão global do texto original e os conteúdos tratados, mesmo sem a leitura do original.
3. O Resumo Crítico Provavelmente, o tipo de resumo mais solicitado no Ensino Superior. O resumo crítico é um resumo informativo com interpretações e avaliações críticas do leitor e produtor do resumo. Avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou