Como fazer resumo
Conceitualmente, resumo é uma apresentação sintética e seletiva das ideias do autor de um texto. Assim, resumir é (re)produzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. É a síntese das ideias do texto e não das palavras ou frases. Fazer resumos é útil para se aprender a relacionar as ideias principais do texto e entender com clareza o assunto. O objetivo de um resumo é apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos em um texto. Sua finalidade é abreviar o tempo dos pesquisadores, sem desestimulá-los em relação à consulta do trabalho original.
O resumo constitui, portanto, uma forma de reduzir um texto apresentando de maneira concisa e coerente as informações básicas nele contidas.
1) TIPOS DE RESUMO
De acordo com a NBR 6028:2003, podemos ter os seguintes resumos:
a) resumo crítico: resumo redigido por especialistas, com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição, entre várias, denomina-se recensão.
b) resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
c) resumo informativo: informa ao leitor as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
2. RESUMO PARA ARTIGOS CIENTÍFICOS E MONOGRAFIAS
O resumo para artigos científicos e monografias é o do tipo indicativo e deve conter:
- 150 a 500 palavras (monografia, teses, dissertações e relatórios científicos);
- 100 a 250