Fichamento: pedagogia da autonomia
Primeiras palavra
É preciso ser decente e dar beleza e forma as coisas, enxergar com beleza. Enfrentamos desafios e tentações, mas precisamos manter a integridade, nossos valores, respeitar a natureza do ser humano, demonstrar verdade e não artificialidade, a ética envolve caráter e responsabilidade.
O assunto central de livro é em favor da autonomia do aluno. Se fundamenta os saberes necessários, as preocupações e o desenvolvimento dos alunos. O objetivo não é só de ensinar, mas também envolve a ética, o respeito, a responsabilidade, a liberdade e a consciência de sua posição no mundo. Sua determinação, seu lado humano, o quanto a ideologia de muitas coisas pode fazer mal e nos fazer acomodar. A luta pelos direitos e o quanto ensinar é importante, e o relacionamento entre professor e aluno.
1.6- Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo
É necessário pensar certo e fazer o certo.O que se ensina é o que se espera que os alunos façam. Buscar a seriedade, ter argumentação e razões sobre o que fala ou pensa , ter opinião própria e determinação.
Capítulo 1- Não há docência sem discência 1.7- Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação Educar tem suas práticas e é preciso uma reflexão sobre o que é educar, ter consciência de que ensinar não é transferir e transmitir conhecimento e sim criar possibilidades para produção e construção dos conhecimentos.O professor tem que aprender ao ensinar e quem aprende (o aluno) ensina ao aprende. É uma troca entre professor e aluno e existe a necessidade de trabalhar as maneiras e métodos para ensinar.