Fichamento bibliográfico
Com a dificuldade de se ter uma biblioteca domiciliar, surge a necessidade de se fazer um levantamento bibliográfico. As fichas bibliográficas são as que registram as informações bibliográficas completas, e as anotações sobre tópicos da obra, as palavras chave, e a temática do texto. O primeiro passo de uma pesquisa bibliográfica é fazer um levantamento bibliográfico nas bibliotecas que se tem acesso, montando para isso seu próprio banco de dados bibliográfico. O uso do arquivo eletrônico (Word, Excel...) facilita a catalogação destes dados, oferecendo assim maior rapidez na localização e transcrição dos dados. Você deve ao iniciar o processo de construção da monografia (ou um artigo, ou qualquer outro trabalho acadêmico) fazer este levantamento bibliográfico. Este tipo de fichamento vai facilitar na hora de elaborar as referências de seu trabalho. Veja um exemplo de fichamento bibliográfico:
Assunto: Vida e cotidiano Referência Bibliográfica Completa:
Ficha 01
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 4.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992. Palavras chaves:
Marx, Karl, 1818-1883; Filosofia da história; Sociologia; Vida cotidiana; Pensamento cotidiano.
Tipo de fichamento: Bibliográfico Local onde se encontra a obra: Biblioteca da UCSAL (Universidade Católica de Salvador – Campus Federação).
Fichamento de citação (transcrição)
É o tipo de fichamento que vai ser composto de citações do próprio autor da obra lida. É a transcrição literal do texto. Após leitura sistemática da obra, o estudante/pesquisador sublinha frases, parágrafos, partes que expressam a idéia principal do autor. Partes estas que podem ser transcritas no seu trabalho de pesquisa (artigo, monografia, ensaio...).
Tendo o cuidado de abrir e encerrar a citação com aspas, e indicar a página da qual se fez a transcrição. Quando se fizer supressão de alguma parte da obra, deve se indicar tal supressão com reticências entre