fichamento 1
Curso de Direito
História das Ideias Políticas
Acadêmico: Ana Paula Soares Evangelista RA.: 5039317
Turma: 24
FICHAMENTOS
Texto:
O Sentido da Política em Platão e Aristóteles
Introdução
Cenário do Surgimento da Reflexão Política
Referência bibliográfica:
LIXA, Ivone F. Morcilo. Introdução; Cenário e Surgimento da Reflexão Política. In: WOLKMER, Antônio Carlos (Org.). Introdução à História do Pensamento Político. Rio de Janeiro: Renovar, 2013.
Idéias importantes:
Pág. 11-13 “A política foi inventada como tentativa de equilíbrio entre a convivência dos homens e o poder. O nascimento da reflexão política resultou das condições específicas do modo de vida grego ateniense: a existência da polis e logos. A partir da reflexão, foi construída a política como racional abstração.
Os filósofos gregos socráticos e pós-socráticos ao perceberem que a reflexão política era capaz de estabelecer princípios estabilizados dos assuntos humanos adquiriram um inconveniente hábito para os interesses dominantes: compreender e desnudar o conflito. ”
Pág.13-22
“A íntima relação dos termos ‘política’ e ‘polis’ não decorre tão-somente do vínculo semântico. Atenas entre os séculos IV e VI a.C. evidenciou contradições capazes de gera um ambiente decisivo para o surgimento da reflexão política.”
“A pólis era uma dádiva divina que possibilitava conferir sentido e individualidade à existência humana. A polis, para o homem grego, é sua razão de existir como humano e casa de construção de sua civilização. As diferentes formas de governo que as polis gregas: monarquia, aristocracia, oligarquia, tirania e democracia.”
“A polis dá ao homem grego, ao lado de sua vida privada, a vida de cidadão, permitindo a identificação de uma segunda existência. A identidade de um grego não era restrita a seu nome e a de seu pai, mas de sua cidade de origem.”
“Aristóteles define o homem como um animal político: um ser com qualidade de cidadão.
Segundo o pensamento de