Fichamento 1
R.A 6858065
“Fundamentos Sociais e Ambientais”
Fichamentos
Fichamento 1 - Tributos da Metrópole Moderna:
A metrópole moderna veio com a chegada das fabricas em meio a cidade, o que gerou o aumento da população em grande escala, transformando-as em metrópoles.
Acontece que neste período, nada foi feito para adequar a cidade a necessidade de seus usuários.
O crescimento desenfreado extinguiu as essências antes existentes, transformando as cidades em enormes quadras cheias de moradias e sem um mínimo de espaço para convivência; o restante era ocupado pelas fabricas.
Tal crescimento acabou expulsando os moradores tradicionais, que naturalmente seguiram para viver no interior, resultando na extinção da identidade cultural das cidades, transformando-as em espaços frios e praticamente robóticos.
A transição da metrópole moderna para a metrópole contemporânea, se dá quando passa-se a se importar mais com o bem estar do usuário, e de forma urbanística começa a intervir na vida dos moradores e usuários, e se intenciona não dividir a cidade.
Determinados espaços, antes usados apenas por uma parcela X de usuários passam a ser abertos a todos e trabalhadores não e limitam a viver amontoados em áreas industriais sem o direito a possibilidade de viver em um ambiente harmônico.
O aumento da indústria da informatização contribuiu muito para o nascimento da cidade contemporânea, pois as áreas de trabalho passaram a se separar por tipos de serviços e o proletariado entrou em escritórios, e assim nasceram os centros comerciais, onde era necessário o espaço de convivência para o bem estar do cidadão.
A cidade contemporânea é um misto de usos de espaço, se abrindo para qualquer um que queira usá-lo, é o fim da distribuição do espaço e o início do compartilhamento dele.
Fichamento 2 – Urbanismo Reflexivo
O urbanismo reflexivo trata-se da reinvenção,
Aparentemente a sociedade já evoluiu tanto, que acaba gerando o sentimento de eu já não temos